segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Amigos amigos, satélites à parte











Desconhecia que a União Europeia estivesse a desenvolver um sistema de navegação por satélite completamente independente do NAVSTAR GPS norte-americano e do GLONASS russo.
O projecto chama-se Galileu e iniciou-se na visão de uma parceria com a ESA (European Space Agency) e grupos privados como a Alcatel, a Thales, as italianas Enav, Telespazio e a espanhola Aen. Contudo uma recente decisão ditou que o projecto fosse financiado na íntegra pelo orçamento europeu.
Um dos 30 satélites europeus que vão constelar a órbita terrestre já se encontra em funcionamento, esperam-se os restantes até 2013.

2 comentários:

Anónimo disse...

E tu não sabes da história pela metade. De como um cartel de companhias absorvia e evaporava em esquemas corruptos 1/3 dos mais de mil milhões de euros, de como a China, com a sua alternativa Compass, que estará pronto antes do Galileo, tornará o sistema de GNSS europeu comercialmente irrelevante.

A história do galileo é um caso-exemplo de como a mania de delegar grandes projectos estruturais a consórcios privados gera várias ordens de magnitude mais corrupção do que se os estados os tomassem para si, centralizando-os. O eurotunnel é um exemplo conhecido mas insignificante, face a este caso.

Prometo escrever sobre isso assim que tiver tempo.

Para espicaçar a curiosidade, deixo-te com uma citação do presidente de uma grande empresa do sector: "Se um caso como estes acontecesse no sector da energia, transportes, aço, etc., teria havido muita gente importante a ser presa."

Rouxinol disse...

tárique, obrigado pelas achegas.
Eu nem sabia que havia um projecto chinês nesta área. Só agora é que vi na wikipédia que até já têm 4 satélites do programa Beidou1 e 2 do programa Beidou2 (Compass).
Compreender a superioridade da civilização ocidental consiste em comparar os esquemas onde se esfumam dinheiros públicos e concluir que os nossos são muito mais elaborados do que nos outros países. Por isso cá espero pelo desenvolvimento do tema.

Cumprimentos =)