Na festa do avante (9)
Por sugestão do Flávio, faço mais um post para fechar uma tese que me parece conclusiva e evidente. Um pequeno vídeo de uma manifestação conjunta entre o Partido Comunista da Federação Russa e o Partido Nacional-Bolchevique.
Por sugestão do Flávio, faço mais um post para fechar uma tese que me parece conclusiva e evidente. Um pequeno vídeo de uma manifestação conjunta entre o Partido Comunista da Federação Russa e o Partido Nacional-Bolchevique.
2 comentários:
Grato por aceitar a sugestão.
Se bem que a colaboração tem descido de tom com a criação da coligação "Outra Rússia", no qual o PCFR optou por não entrar ao início mas, de acordo com o Edward Limonov, que estou a tentar entrevistar, já está a ponderar se não deverá aderir também depois do modo violento com que a polícia de Putin desbandou as duas últimas manifestações em Moscovo e em São Petersburgo.
E se calhar talvez porque as manifs da "Outra Rússia" já juntaram 6 mil pessoas... e a do PCFR apenas cerca de um milhar...
De resto a arena política russa é quase que um concurso de "eu sou mais facho que tu" com o Putin a ganhar de momento e o PCFR em segundo lugar.
Você já conhece o que vou escrever muitíssimo bem, embora o tenha cuidadosamente ocultado nestes últimos posts. É que o PCP tem repetido isto milhares de vezes nos últimos anos, mesmo para os piores cegos e para os piores surdos...
O convite para estar presente na Festa do Avante não representa, de absolutamente nenhuma maneira, uma validação ou um acordo (expresso ou tácito) dos posicionamentos e actuações das forças políticas convidadas.
Representa apenas e só, um gesto cortês e solidário para com forças que se colocam ao lado das camadas mais desprotegidas da população. Ponto.
O PCP também demonstra alguma humildade ao reconhecer que são os russos (e os seus partidos) quem melhor pode avaliar da correcção e utilidade de determinado posicionamento político e que não se devem fazer julgamentos levianos baseados apenas no que nos chega pelos media.
Por fim, presumo que esteja aliviado pela enxurrada lodosa de anti-comunismo primário que despeja neste blog.
E confesse: custou-lhe, não foi?
Custou-lhe que a Festa tivesse mais visitantes que no ano anterior e cada vez mais jovens?
Custou--lhe que o comício de encerramento fosse dos mais concorridos dos últimos anos?
Custa-lhe que a Festa seja uma coisa muito maior e muito mais larga do que a sua pequena visão, não é?
Por falar em democracia, sempre quero ver se vai apagar este comentário.
TiagoR
Enviar um comentário