segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Doc Lisboa 2007

Passei hoje por para ver o Ghosts of Cité Soleil.
O documentário apresenta-nos a microcósmica Cité Soleil guiada por dois mercenários (Chimères - os tais "ghosts" a que se refere o título) e onde se pode comprovar a cores o retrato da Cruz Vermelha: "Desemprego endémico, iliteracia, inexistência de serviços públicos e de saneamento básico, crime descontrolado e violência armada".
Constrange o facto da miséria nos estar a ser relatada pelas mesmas pessoas que para ela contribuem. Os mercenários que a soldo do governo de Jean-Bertrand Aristide disparam sobre qualquer oposição, e às vezes entre eles por questões de chefia bairrista, são descritos pelo realizador como sendo o sintoma e não a doença que por ali se espalha. Não é sequer negado o espaço no documentário para a exposição dos seus dilemas existenciais sobre quem matar a seguir para ganhar o respeito (entenda-se medo) dos habitantes do bairro
Acresce ainda o facto da imagem escolhida para publicitar o filme ser um voyeurismo do cameraman num momento infeliz entre um dos bandidos e Lele, uma assistente social francesa.
Fora as anteriores observações, é um bom documentário. A câmera vai a todo o lado e chega a presenciar um tiroteio.

Sem comentários: