domingo, 29 de julho de 2007

Literatura II

De volta de um sono prolongado, aceito (tardiamente) o desafio lançado pelo Rouxinol neste post.
Consiste o desafio em designar os cinco ultimos livros que leram ou estão a ler.

O Homem e a Morte - por Edgar Morin, sociólogo e pensador francês. "É nas suas atitudes e crenças perante a morte que o homem exprime o que a vida tem de mais fundamental." É por esta razão que é indispensável integrar a reflexão sobre a morte e o papel que esta representa no quotidiano e no panorama cultural do ser humano.








The Miracle of Theism - Arguments for and against the Existence of God pelo falecido filósofo australiano J.L. Mackie. Neste livro, o filósofo J.L.Mackie aborda um dos problemas centrais na filosofia ocidental: O problema da Existência de Deus. Apesar de ser ateu manifesto, Mackie aborda o problema com uma clareza extraordinária e é notável a ausência de enviesamentos cognitivos, que se traduzem numa abordagem imparcial dos argumentos apresentados por ambos os lados da barricada filosófica.










A Mitologia - Contos intemporais de Deuses e Heróis por Edith Hamilton. Um excelente compêndio de mitos greco-romanos, recorrendo ás mais diversas fontes de autoridade do mundo antigo (Homero, Ovídio, Eurípedes, entre outros autores gregos e romanos), apresentando cada mito central de uma forma relativamente resumida, oferecendo-nos apenas a polpa de cada história.












Apologia de Sócrates por Platão, filósofo grego e discípulo de Sócrates. Esta pequena obra dispensa apresentações. Trata da defesa do filósofo grego Sócrates frente ás acusações de não acreditar nos deuses, corromper a juventude, de introduzir o culto de novos deuses(!) e ainda de investigar todas as coisas além do céu e sob a terra. Vale sempre a pena revisitar esta obra, que, infelizmente, já não faz parte do currículo de Introdução à Filosofia.




Neurophysiology por R.H.S. Carpenter. Obra de índole técnica, é referência nas salas de aula das universidades que leccionam cursos relacionados com a neurociência. A sua leitura requer conhecimentos prévios sobre neuroanatomia e fisiologia geral.

Sem comentários: